Seminário BTS 3 “O Novo Testamento”

BTS 3 na América Latina está programado para 12 de janeiro (dia de chegada) – 1 de fevereiro de 2025 (dia de partida) em Monte das Águias, em Curitiba, Brasil. Dan Lewis ensinará as duas semanas de Conteúdo Profundo da Bíblia.

Custos: 400 Dólares (Nação A), 350 Dólares (Nação B, C). Clique aqui para preencher um formulário de pré-inscrição e nossa equipe do BTS3 fará o acompanhamento e enviará mais informações.

Como ensinar:

 

 

 

 

 

Conteúdo Bíblico Profundo:

AS GRANDES IDEIAS

Jesus, o Messias, o Servo e o Novo Israel

Por trás dos quatro evangelhos, há uma única e última pergunta: Quem é Jesus? Os evangelistas abordam essa questão de várias maneiras, mas o conceito mais importante é de um Messias sofrendo, abraçando tanto os ideais messiânicos pregados pelos profetas quanto o sofrimento do Servo de Deus anunciado por Isaías. Jesus seria o que o antigo Israel não era. O antigo Israel havia falhado terrivelmente, mas Jesus seria o novo “Filho” e o novo “Servo”. Ele reviveria a antiga história de Israel, incluindo o êxodo, o exílio e a reivindicação.

Ministério dos Sinais de Jesus

Enquanto todos os evangelhos retratam Jesus como realizando milagres, João usa consistentemente a palavra “sinais” para se referir aos milagres de Jesus. Como tal, os milagres de Jesus não eram apenas eventos “uau”, mas apontavam além de si mesmos para sua verdadeira identidade. Especialmente, a crença em milagres era insuficiente para criar uma fé genuína; a verdadeira fé deve ir além dos sinais do próprio Jesus.

A Relação da Cura com as Leis de Pureza

Muitos dos milagres de Jesus foram realizados contra o pano de fundo da impureza ritual das leis levíticas. Normalmente, a impureza passava para outra pessoa por contato secundário, mas Jesus cruzou regularmente esses limites para que, em suas curas, sua pureza fosse transferida para o sofredor, enquanto sua impureza não passasse para ele.

A Centralidade da Cruz e Ressurreição de Jesus

Os evangelhos não são biografias modernas. Em vez disso, eles descrevem o ministério de Jesus, o Messias, que culminou em sua morte em Jerusalém e sua ressurreição. Não é por acaso que, de longe, o maior detalhe nos evangelhos é sobre este evento e o que o cercava, pois este era o centro do evangelho cristão.

A Teologia dos Logos de João

A Cristologia de João centra-se na divindade de Cristo como o Logos pré-existente, o único Filho do Pai. Especialmente nos ditos de Ego Eimi, Jesus se identificou diretamente com Yahweh, o grande “EU SOU” de Ex. 3:14.

Cruzando Barreiras Étnicas em Atos

A segunda obra de Lucas, o Livro de Atos, é uma história focada em como a mensagem cristã rompeu vários níveis de etnia, incluindo os judeus helenísticos, os samaritanos, os tementes a Deus e os pagãos. A palavra final no texto grego do Livro de Atos é “sem obstáculos”, a maneira de Lucas de dizer que o evangelho era agora para as nações do mundo.

O Evangelho de Paulo

Em várias ocasiões, Paulo pode se referir à mensagem cristã como “meu evangelho”. A contribuição de Paulo para a mensagem cristã se concentra na morte e ressurreição de Jesus, mas, especialmente, dizia respeito à extensão desta mensagem aos não-judeus.

Jesus, o Yom Kippur final

O fardo deste livro único de NT gira em torno do sistema sacrificial do antigo Israel, especialmente o Dia da Expiação (Yom Kippur), quando o sacrifício foi oferecido por toda a nação israelita. O argumento de Hebreus é que Jesus é o último Yom Kippur que, como sacerdote e sacrifício, ofereceu a si mesmo απαξ (= de uma vez por todas), não apenas por Israel, mas pelo mundo.

A Consumação do Reino de Deus

A ideia de uma segunda vinda do Messias era totalmente nova para os discípulos de Jesus. No entanto, as promessas messiânicas dos profetas que começaram a ser cumpridas na vida, morte e ressurreição de Jesus não seriam completamente cumpridas até sua vinda no final da era. Esta escatologia coloca o interino em categorias “já” e “ainda não”, e os cristãos vivem entre essas duas idades, a idade atual e a idade que está por vir, participando ao mesmo tempo de ambas.

 

PERSONAGENS-CHAVE

Jesus

Sem dúvida, Jesus é a figura central no Novo Testamento. Os títulos exaltados dados a ele, Salvador, Senhor, Logos, Messias, Servo, Filho de Deus e Filho de Davi, todos apontam para ele como o único pré-existente com o Pai, encarnado em seu nascimento terreno, identificado com todos os humanos em seu sofrimento e morte, triunfante sobre a morte em sua ressurreição, exaltado à direita de Deus como Senhor do céu e da terra e Salvador do mundo.

Paulo

O autor de cerca de um quarto do Novo Testamento, Paulo surge como a figura mais influente no cristianismo primitivo, além do próprio Cristo. Como estudante rabínico sob Gamaliel, ele tinha uma visão do Cristo ressuscitado que o mudou de um perseguidor dos cristãos para seu principal defensor e missionário.

Lucas

Também escrevendo pouco mais de um quarto do Novo Testamento, Lucas é um não judeu cujo testemunho sobre Jesus e a igreja primitiva foi extraído de pesquisas e experiências pessoais. Sua importância é que ele narra como o cristianismo começou no início.

João 

Geralmente creditado com o Quarto Evangelho, três cartas e o Apocalipse, João oferece uma perspectiva única de Jesus, bem como da igreja primitiva perto do final do século I. Sua linguagem é simples, mas seus conceitos são enormes.

Pedro

O grande pescador, a quem Jesus apelidou de “Rocha”, foi o líder mais importante nos primeiros dias da igreja. Ele é o líder dominante na primeira metade do Livro de Atos, e também escreveu duas cartas

Tiago

Este irmão de Jesus se tornou o líder da igreja de Jerusalém, o centro do cristianismo primitivo. Sua carta é a mais judaica das cartas do Novo Testamento

 

TIPOS DE LITERATURA

 

Evangelho

Com a morte dos apóstolos, os primeiros cristãos começaram a compor evangelhos, primeiro Marcos, depois Mateus e Lucas e, finalmente, João. Esses quatro retratos de Jesus se tornaram o registro escrito do que anteriormente era tradição oral transmitida por aqueles que conheciam Jesus pessoalmente. Todos os quatro foram compostos na memória viva dos discípulos de Jesus. Dentro dos evangelhos estão subcategorias de literatura, como parábolas e apocalípticas.

História Narrativa

O Livro de Atos é a história narrativa dos primeiros cristãos. Lucas segue as convenções greco-romanas ao compor este trabalho, prestando atenção ao contexto histórico e ao vocabulário especial.

Epístola

Cartas escritas para igrejas e indivíduos, compreendem o segundo grande bloco de material no Novo Testamento. Eles seguem as convenções da escrita de cartas no mundo greco-romano do século I, estabelecidos por um amanuensis, entregues por mensageiros especiais e lidos publicamente para as igrejas a quem foram endereçados.

Apocalipse

Enquanto no Período Intertestamentário os judeus escreveram muitos textos no estilo apocalíptico, apenas uma dessas obras está incluída no cânone do Novo Testamento. Ler este trabalho exige que se conheça o estilo do apocalíptico judaico. Lê-lo sem esse conhecimento geralmente leva a uma má interpretação significativa.

 

QUESTÕES CONTROVERSAS

O Problema Sinóptico

Embora seja geralmente reconhecido que Marcos é o primeiro Evangelho, o uso de Marcos e uma fonte de provérbios teóricos chamada “Q” dominou o estudo de Mateus, Marcos e Lucas.

Interpretando o Discurso de Olivet

Três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, descrevem o discurso de Jesus sobre o 2o Templo. Como seus comentários variam do que aconteceria em 70 d.C. ao final da era, os intérpretes lutaram para encontrar as costuras nesse discurso dividindo o que estava perto e o que estava longe.

A Identidade do Discípulo Amado

No Quarto Evangelho, o nome do autor nunca é dado. Em vez disso, ele é chamado de “o discípulo que Jesus amou”. Quem era ele? As primeiras fontes pós-apostólicas dizem “João”, mas qual João, já que havia mais de um.

Calendário da Semana Santa, Sinópticos vs. João

Os evangelhos sinóticos seguem um calendário diferente para a última semana de Jesus em Jerusalém do que o Quarto Evangelho. Nos sinópticos, Jesus celebra a última ceia na noite da Páscoa, enquanto em João a última ceia é no dia anterior à Páscoa.

A Nova Teologia Paulina

A partir do final do século XX, uma nova maneira de interpretar Paulo veio à tona, enfatizando o judaísmo de Paulo, mas também reinterpretando suas ideias de justificação.

A Autoria Contestada de Efésios, Colossenses, 2 Tessalonicenses e as Cartas Pastorais

Agora é bem conhecido que nas universidades é comum creditar Paulo com a autoria de apenas sete letras que levam seu nome. Os outros seis são frequentemente atribuídos a escritores posteriores, especialmente as cartas pastorais.

Autor de Hebreus

O autor não nos dá seu nome, e vários candidatos foram sugeridos ao longo dos anos.

Uso do Pseudepigrapha em 2 Pedro e Judas

Tanto Pedro quanto Judas citam de 1 Enoque e a Assunção de Moisés, textos que nunca foram canônicos para os judeus ou em qualquer ramo do cristianismo.

Modelos Interpretativos do Livro do Apocalipse

Embora tenha havido várias interpretações deste livro ao longo da história cristã, cinco modelos dominam o campo, historicismo, simbolismo histórico, preterismo, dispensacionalismo e pré-milenismo histórico.

O Cânone do Novo Testamento, os Evangelhos Gnósticos e as Traduções Contemporâneas

O cânone do Novo Testamento foi fixado gradualmente e não finalizado até o final do século IV. Alguns estudiosos modernos desejam reavaliar o cânone, eliminando alguns textos, mas adicionando outros, especialmente o Evangelho Gnóstico de Tomás. Além disso, existem várias traduções contemporâneas em inglês que são examinadas por causa da tentativa de dobrar as traduções em direção a certos conceitos pré-concebidos.